-
Designers: Theaster Gates
- Ano: 2022
-
Fotografias:Iwan Baan
Descrição enviada pela equipe de projeto. Black Chapel se inspira em muitas das tipologias arquitetônicas que fundamentam a prática do artista. A estrutura faz referência aos fornos de em forma de garrafa da cidade de Stoke-on-Trent na Inglaterra, aos fornos em forma de colméias do Oeste dos Estados Unidos, aos tempiettos romanos e de San Pietro, e às estruturas tradicionais de construção africanas como as cabanas de terra Musgum de Camarões e os túmulos Kasabi de Kampala, Uganda.
Atraído pelo ambiente transcendental da Capela Rothko em Houston, Texas, Gates produziu uma série de novas pinturas de alcatrão, especialmente para a Black Chapel. Determinados a criar um espaço que reflete a mão e a sensibilidade do artista, sete painéis estão pendurados na estrutura interior.
Nessas obras, Gates honra o ofício de seu pai como telhadista e usa estratégias de telhado e uma técnica de queima que requer uma chama exposta para aquecer o material e afixá-lo à superfície.
Um sino de bronze em funcionamento, resgatado de St. Laurence, uma igreja católica emblemática que outrora se localizava no lado sul de Chicago, ficará ao lado da entrada do Pavilhão. Sublinhando o apagamento dos espaços de convocação e comunhão espiritual nas comunidades urbanas, o sino histórico atuará como um chamado à assembléia, congregação e contemplação durante os eventos de verão.